segunda-feira, agosto 13, 2012

Travesseiros de bisteca recheados com cebola caramelizada e bacon ao molho de limão


Esta receita estava na lista por fazer do marido mas como nunca que  saia dos planos acabei eu mesma fazendo! :D
Achei um prato diferente, um pouco trabalhoso e apesar do resultado ter ficado bom não é também aquela coisa de arregalar os olhos. Foi interessante para aprender esta técnica de "afinar" a carne que também ajuda a amaciar. Estou pensando em tentar fazer com peito de frango com pele, rechear com queijo provolone e lombinho canadense. Comi um assado assim num açougue daqui e achei a combinação bastante saborosa.
Fiz algumas mudanças na receita. Desprezei quase toda gordura que soltou do bacon e deixei só o fundinho para refogar as cebolas. Dei uma incrementada no molho também acrescentando molho de soja, um pouco de molho inglês e uma pitadinha de tabasco e gostei do resultado.

6 bistecas suínas de lombo
2 dentes de alho amassados
sal e pimenta do reino a gosto
um fio de vinagre
6 fatias de bacon
2 cebolas roxas grandes fatiadas finamente
suco de 2 limões (¼ xícara)
molho de soja a gosto
molho inglês a gosto
molho de pimenta ou tabasco a gosto
farinha de trigo para empanar
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo de canola ou milho


Desosse a bisteca e coloque entre 2 filmes plásticos (foto 1). Bata com um rolo de massas (foto 2) até que fique fino, uns 5~7mm de espessura (foto 3). Tempere os bifes com uma pastinha feita com sal, pimenta do reino, alho e vinagre. Não carregue muito no sal. Reserve.
Enquanto os bifes ficam tomando gosto, aqueça uma frigideira grande e refogue o bacon picadinho. Deixe fritar na própria gordura até que comece a dourar. Retire e escorra em papel toalha (foto 4).
Despreze a maior parte da gordura do bacon e com o fundinho que sobrou na frigideira, refogue as cebolas roxas (foto 5). Deixe refogando até que fiquem caramelizadas, mexendo sempre para não queimar (foto 6). Deixe esfriar e reserve a frigideira sem lavar.


Pegue um bife (foto 1) e coloque uma colherada da cebola refogada na metade superior (foto 2). Jogue um pouco do bacon frito por cima (foto 3) e cubra com a outra metade do bife (foto 4). Dê uma leve pressionada no recheio e nas beiradas para nivelar. Isso vai facilitar na hora de fritar. Feche o travesseirinho com palitos de dente, um em cada lateral e um no canto superior (foto 5), "costurando" o bife de baixo com o de cima (foto 6).


Passe farinha de trigo em todos os travesseirinhos e bata para tirar o excesso (foto 1). Aqueça a mesma frigideira que refogou as cebolas e derreta a manteiga com o óleo. Coloque os bifes recheados e deixe fritar até dourar (foto 2). Vire e espere dourar do outro lado (foto 3). Baixe o fogo, tampe e deixe fritando por mais uns 5 minutos. Tire os travesseirinhos num prato e enxugue o excesso da gordura da frigideira com a ajuda de um papel toalha. Despeje aí o suco de limão e tempere com shoyu (molho de soja), molho inglês e tabasco (foto 4). Deixe ferver e espere reduzir um pouco, esfregando o fundo da frigideira com uma colher de pau para aproveitar todo o sabor concentrado aí.
Com cuidado retire os palitos de dente antes de servir e regue com o molho ou coloque numa molheira para que cada um se sirva! Para acompanhar fiz batatas e abobrinhas cozidas e grelhadas no azeite mais um arroz branco! ;)

15 comentários:

Miminhos da Mito disse...

Olá

Ficou lindo esses bifes eu adorei a receita :)

Bjs

Sabor no Prato disse...

Olá Akemi. Que delícia este prato. Acho que vale a pena o trabalho, não vale? Está com uma aparência muito saborosa!

Boa semana. Fabiana.

Josy disse...

Akemi que delicia de prato. Gosto muito de carne suína,e as cebolas roxas fizeram uma combinação perfeita, ficou tão douradinho e suculento. Adorei. E sua sugestão de frango com queijo provolone também é ótima. A forma de afinar a carne é muito boa. Vou levar a receita. Bjocas ótima semana

Sandra Peres disse...

Suas receitas além de serem ótima tem todos o passos, da mais coragem de encarar, essa vai pra lista de fazer o mais rápido possível.

Beijão

Megumi disse...

Parece delicioso!!!Akemi, vc sem tempo faz um prato desse, imagino qd esta tranquila!Que disposicao!!!
Ontem estava passeando pelo blog procurando uma receita de pão de forma integral pra inaugurar a forma que comprei no Home center perto de casa, achei tb uma balanca digital. A minha ja ta bem acabadinha,rsrs!
Qd fizer volto pra te contar como ficou! Bjss

Renata disse...

Com um "travesseiro" desses dá até pra sonhar com essa carne deliciosa. Imagino que tenha ficado muito boa apesar de vc não ter arregalados seus olhos rsrs
BJsss

Cristina disse...

Akemi, pode não ter ficado de arregalar os olhos, mas a mim parece delicioso, adorei tudo!
Apesar de trabalhoso, qqer dia experimento!
Bj e uma linda semana!!

Lu disse...

ola amiga lembra de mim quanto tempo estou voltando no meu blog e espero sua visita e seu apoio na minha RA..Espero que esteja bem...bjaooo Luciani

Vanderleia disse...

Oi Akemi achei maravilhosa a idéia.Parece delicioso.Beijos e tudo de bom.

Beta Tiossi disse...

Adorei essa receita, sou super fã de carne de porco e achei bem diferente! bjs

Dafne Augusto disse...

Me lembrou uma coisa meio bife a rolê. Eu adorei a sinceridade do post Akemi. Essa semana fiz algumas receitas que nem gostei muito, porém o pessoal aqui adorou. Estava avaliando se ela iria pro blog ou não mas se for, serei bem sincero quanto ao que achei. DE todo jeito a sua eu acredito que deve ter ficado uma delícia sim, fiquei com água na boca imaginando a combinação de sabores.
Um beijo

Trainee de Cozinheira disse...

Adorei essas bistecas, menina isso deve ter ficado delicioso!!! sorte do marido!!bjs
Maura

Akemi disse...

Miminhos, obrigada!!!

Fabiana, os travesseiros ficaram bem macios e suculentos, sim! :)

Josy, qualquer hora eu boto em prática esse frango! ;)

Sandra, me conte o que achou depois ta!

Megumi, eu acho que estou é mais preguiçosa, viu! rsss Acho que tinha mais disposição no Nihon! Que bom que comprou a forma para pão, depois me conta como ficou o seu integral! ;)

Renata, talvez meu padalar não estivesse de bom humor no dia! :D

Cris, adoraria ter a opinião de outra pessoa sobre este prato!

Luciani, boa sorte e muita força aí!

Léia, obrigada!

Beta, tbm não passo sem carne suína! :)

Augusto, pois é, meu marido adorou estes travesseiros e agora fico pensando se eu não estava num dia muito bom, com o paladar travado quando experimentei! rsss
Mas eu prefiro sempre ser sincera quanto à receita pq quando eu gosto vc bem sabe o quanto eu enfatizo ne? kkkkk

Maura, o marido conseguiu fugir das panelas, sim! rss


Dafne Augusto disse...

Oi Akemi.
Então, você pode abrir a tampa da MFP quantas vezes forem necessárias. Eu usei o ciclo só "massa" só para sovar, então eu até reiniciava o ciclo porque não ia afetar nada mas nos ciclos que assam não aconselho pois se você desligar e ligar vai reiniciar tudo e a máquina faz tudo cronometradinho né.

Um beijo

www.sosimplesassim.com.br disse...

Aí que vontade que deu de fazer, Akemi! Mas, tenho que ter tempo, pois achei trabalhosa.QUem sabe um fim de semana mais calmo.
BJ,
Lylia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails