sexta-feira, maio 04, 2012

Muffins de carne moída e brincadeirinha


Depois de usar uma parte da carne moída nos hamburguers no papilote, queria usar o restante da carne numa nova receita. Procurando na net, encontrei essa receita bem diferente. Depois de assados e ao experimentar, lembram mais croquetes assados do que muffins, ainda mais por ter polvilhado as forminhas com farinha de rosca. Quentinhos são bem cremosos por dentro, uma delícia! Servi com uma saladinha verde e bastou para uma refeição leve e ligeira! ;)

2 batatas médias cozidas e amassadas (200g)
1/2 xícara de creme de leite
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 ovo grande
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
250g de carne moída crua (usei patinho)
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 cenoura pequena ralada  (opcional)
azeitonas verdes picadas a gosto (opcional)
sal e pimenta do reino a gosto

Unte e enfarinhe com farinha de trigo ou de rosca 9 formas de muffins de 6cm de diâmetro.
Preaqueça o forno a 180˚C.
Numa vasilha grande, coloque todos os ingredientes e amasse bem. Distribua nas forminhas e leve para assar por cerca de 30 a 40 minutos ou até dourarem.
Sirva quentinhos!


A Lu convidou-me para participar de uma brincadeira entre blogueiros. Consiste em responder 11 perguntas elaboradas por ela e passar adiante para outros blogueiros com 11 perguntas novas. Sei que não são todos que gostam deste tipo de brincadeira e por isso vou deixar minhas perguntinhas no final e quem quiser participar, fiquem à vontade. É sempre uma oportunidade de conhecer um pouco mais os nossos amigos blogueiros! :)

1. Férias dos sonhos?
Conhecer as belezas e delícias da França e Itália!

2. Gosta de cozinhar?
No geral sim, mas tenho fases em que não quero fazer nada! rss

3. Prefere doce ou salgado?
Para comer, salgado, para fazer, doce!

4. Tem animal de estimação?
Sim!!! 3 cachorras vira-latas com muito orgulho! São como filhas para nós!

5. O que não gosta mas que precisa fazer as vezes?
Passar roupa, detesto! rsss Mas nesse friozinho que tem feito estes dias não estou achando tão ruim! rsss

6. Meu maior medo?
Algum dia ficar doente, acamada e ter que depender dos outros.

7. Uma superstição?
Não tenho.

8. A melhor comida da minha vida?
Minha memória me leva para um restaurante chinês que havia na Avenida Santo Amaro em São Paulo que meus pais costumavam nos levar quando éramos crianças ainda. A melhor e legítima comida chinesa que deixa no chinelo todos esses yakisobas e yakimeshis que tenho  experimentado em alguns "restaurantes" chineses de hoje em dia. O melhor prato era um frango no shoyu. A carne era tão macia que se soltava do osso, maravilhoso!

9. O que me tira do sério?
Injustiça.

10. Um feito de que se orgulha?
Ter ido trabalhar no Japão e aprender a me virar sozinha.

11. O que mais gosta na blogosfera?
A partilha de conhecimento!

Para quem quiser brincar, aí vão minhas perguntas!

1. Como aprendeu a cozinhar?
2. Onde busca inspiração para cozinhar (livros, revistas, internet, cursos...)?
3. Onde costuma guardar suas receitas?
4. Você ou algum familiar tem algum ingrediente ou comida que não come de jeito nenhum?
5. O prato que sua família mais elogia/solicita para fazer?
6. O que não pode faltar na despensa/geladeira?
7. Qual ingrediente que tem curiosidade em conhecer, experimentar?
8. Tem alguma mania na cozinha?
9. Uma receita coringa que você sabe de cor e salteado e te salva em qualquer ocasião?
10. A última receita que foi parar no lixo?
11. O que gostaria de comer antes de morrer?

Para os blogueiros que participarem, por favor, me avisem caso publiquem a brincadeira. Para os leitores que quiserem participar, respondam nos comentários!
Espero que todos tenham um excelente final de semana! :)


15 comentários:

YES we Cooking disse...

Sensacionais esses bolinhos, parecem mesmo deliciosos!
Bom final de semana! Beijos, Cecilia

Nane Cabral disse...

Akemi, que loucura esses mufins hein?! a galera daqui de casa amaria. Beijinhos e um ótimo fds! Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Unknown disse...

Nossa Akemi,arrasouuu!!!!!Que delícia de bolinho!!!!Super simples de fazer e tentadoramente deliciosos!!!!!!!!!1com certeza ,irei fazê-los!!!!!

Lu Westphal disse...

Olá!
Primeiro: Adorei o bolinho de carne moide, deve ter ficado espetacular.

Q bom q vc participou.
q bom saber um pouco mais de vc.
eu tenho 4 filhos, hehe 1 cachorro q é meu xodózão nao me larga e eu nao largo ele e mais 2 cadelinhas e mais um gatinho.Todos vira-lata tbm. eu amo tantoooo.

Japão, é meu sonho de consumo.eu adoro assistir e pesquisar sobre.me facina.
adorei!
beijo
boracozinhar-lu.blogspot.com

Carla Colombo disse...

Que delicia, Akemi, adoro receitas assim!!! Vou por na wishlist!!!
Bjinhos

Carla C.
www.brisandonacozinha.blogspot.com

Érica disse...

Adorei o bolinho, bem prático e deve ficar uma delícia.
bjs

Inessa disse...

Oi Akemi! Por um acaso o restaurante chines que fala era o Pequim? Lembro-me de um que ficava perto da Av. Santo Amaro,meu pai nos levava também para jantar lá. Tinha um laguinho com carpas vivas na entrada do restaurante, que eram pescadas na hora para comer, um yakissoba que realmente era maravilhoso...isso na decada de 80.

Ah, seu muffim deve ter ficado uma delicia! Outro dia fiz os hamburgueres que postou a pouco, ficaram ótimos! Não publiquei pois não tive tempo pra fotografar, a fome era muita! rss

bjos e bom fim de semana!

Anônimo disse...

Adorei conhecer mais de ti amiga e esse muffin de carne moída me deixou curiosa. hehehe

Lica

Danni e Lype disse...

Querida Akemi,
Eu adoro muffins!!! Mais uma receita que estou levando...
Adorei também a brincadeirinha... Oportunidade para te conhecer melhor...
Grande beijo, Irene

Dafne Augusto disse...

Adoro bolinhod e carne moída. Com batata e ainda por cima assado... Só de pensar na combinação já me dá água na boca rsrsrs

grazi disse...

Adorei !

Mundo do Sabor disse...

Olá Akemi, passando para visitar o seu cantinho,e já me encantando com esta receita.Diferente estes muffins e com certeza ,deliciosos!

Tem pãozinho de quinoa com castanhas do aprá no Mundo do Sabor:

www.mundodosabor.blogspot.com

Akemi disse...

Queridos amigos, obrigada pelos comentários! Se puderem experimentem e me contem o que acharam!

Inessa, não tenho certeza se o restaurante mudou de nome mas quando frequentava ele se chamava To-Ho, ficava perto da estátua do Borba Gato. Será o mesmo???

Josy disse...

Akemi querida, demorei pra chegar mas cheguei, adorei esses muffins de carne moída, ficaram tão perfeitinhos, gostei muito da receita,e úmidos por dentro, sequinhos por fora imagino a delicia que ficou. Gostei muito. Muito bom saber mais um pouco de voce, temos muito em comum, como vc, amo de paixão meu filhotes de 4 patas. Não sabia que vc trabalhou no Japão amiga e soube se virar sózinha, nessas horas é um grande aprendizado e crescimento em nossas vidas né? Bjocas

Inessa disse...

Ihh Akemi não era esse que íamos !
Nessa época eram poucos restaurantes típicos chineses né?
bjoss

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails