quarta-feira, agosto 06, 2008

Friands de maracujá


Encontrei maracujás frescos no mercado e fiz uma receita que peguei daqui. Só depois lembrei-me que a Valentina já havia postado uma receita semelhante e acho que o uso de raspinhas de limão deve deixar os bolinhos bem mais perfumados. Da próxima vez, experimentarei sua receita, amiga!
É a primeira vez que faço friands em casa. Sempre tive na cabeça que eram iguais aos financiers franceses mas, depois da primeira bocada, quanta diferença! E que delícia! São muito macios e fofos e agora entendo a paixão de minha querida amiga Valentina por estes doces!


5 claras
75g farinha de trigo com fermento (usei 72g de farinha com 3g de fermento)
200g açúcar de confeiteiro
125g amêndoas moídas como farinha (usei 95g de amêndoas moídas e 35g de coco ralado)
180g manteiga sem sal derretida e esfriada

calda:

polpa de 4 maracujás pequenos (150g)
2 colheres de sopa de brown sugar

Pré-aqueça o forno a 180oC.
Unte e enfarinhe forminhas de muffins ou coloque formas de papel (consegui 13)
Peneire a farinha com fermento e as amêndoas.

Bata as claras em neve mas que forme picos moles. Junte os ingredientes secos peneirados e misture. Despeje a manteiga pelas beiradas da vasilha e misture bem. Distribua a massa nas forminhas e leve para assar por uns 30 minutos ou até que estejam bem dourados.
Tire do forno e despeje a calda (só misturar a polpa com o açúcar, sem levar ao fogo) sobre cada bolinho. Deixe amornar antes de desenformar.
No dia fica com a casquinha crocante, no dia seguinte ficam mais macios e saborosos. Ótimos para acompanhar uma xícara de chá ou café! ;-)

19 comentários:

Dani Bros disse...

Oi Akemi, estão fofos e da vontede de pegar um!
Bjks

Letrícia disse...

Estão muito apetitosos... esssa combinação de amêndoas e maracujá deve ficar deliciosa.

Beijos!

Elvira disse...

Acho sempre engraçadas essas interpretações de termos culinários franceses, pois em França, a palavra "friand" designa um folhado recheado com linguiça... Enquanto que um bolinho feito com claras de ovo como esse aí é um "financier"... Em Portugal, chamamos a isso "bolo de prata". :-)

Mas as palavras pouco contam. Esses seus bolinhos ficaram um pecado, Clarice. Como tudo o que você faz.

Beijos.

Maria Padilha disse...

Akemi, seu blog continua fantástico, delicioso e surpreendente! vou testar essa receita esse fds ;)

ameixa seca disse...

Só com claras deve ficar mesmo levezinho e delicioso ;) O maracujá por cima dá-lhe um toque fenomenal :)

Valeria disse...

Akemi
Não acredito ,você encontra maracujá frescos na feira ???!!!Aqui no Japão???!!
Estou comendo com os olhos !!!

Ana disse...

Que gracinha as sementinhas de maracuja em cima Akemi!
Eu fiz friands aqui em casa umas vezes e todo mundo adorou, meu marido gostou muito e ele nao eh de falar muito das receitas nao... rs!
Eh um bolinho bem macio e molhadinho, ne?! Preciso fazer de novo viu!
Beijos!
Ana

Anônimo disse...

Ai que delicia essas receitas ácidas Clarice, eu adoro! Mas minha amiga, onde vc encontrou maracujá aqui? foi no mercado brasileiro? Eu já procurei e nem no brasileiro eu encontrei:(!
Estão lindos, e que vontade de dar uma bocada na tela do computador, rs!
Beijos e bom feriadão pra voce!

linda disse...

Oi Akemi querida! Como vc esta? Vc gosta mesmo de maracuja ne.Eu tb adoro, vou fazer esse findi essa receitinha.Vc recebeu meu email? bjs

Patricia Scarpin disse...

Amiga, estou há tempos querendo fazer friands, mas sempre adio porque preciso arrumar um jeito de usar as gemas que vão sobrar...
Os teus ficaram lindíssimos e eu sou apaixonada por maracujá!

Filipa disse...

Que bonitos ficaram!! E apaixonada como sou por maracujá não posso deixar de experimentar esta receita.

Beijinhos

Leila disse...

Eu também já tinha visto no blog da Tina e fiquei com muita vontade de experimentar.
beijinhos

Anônimo disse...

Lindo, maravilhoso!...Esse toque do maracuja, ficou fantastico!

Agora e epoca de encontrar essa fruitinha nas prateleiras dos supermercados japoneses PASSION FRUIT e o nome do nosso maracuja, geralmente possuim casca de cor violeta.

Como sempre Akemi, voce arrasou!!!!
bjs

Mari Rezende disse...

Akemi, friands são uma perdição... Com maracujá, então! Aiaiai, nem quero pensar!
Beijinhos

Akemi disse...

Dani, sirva-se, querida!

Letícia, eu gosto muito, ainda mais com o croc croc das sementes, fica ótimo!

Elvira, adorei sua explicação! Não conheço esse bolo de prata, seria parecia com o angel food?

Fee, depois me diga o que achou!

Ameixinha, é verdade!

Valéria, até que agora encontro em alguns mercados japoneses por aqui, mas são bem pequeninos e da casca roxa.

Ana, esses bolinhos são viciantes, amiga!

Andréa, foi no mercado japonês aqui perto de casa que achei os maracujás. São de shizuoka e bem pequenos em comparação de okinawa, mas dá para matar a vontade! rss

Linda, faça, sim, amiga, tenho certeza de que vão gostar destes bolinhos!

Patrícia, tinha as claras que sobraram quando fiz o creme de sagu que leva apenas gemas e deu certo, mas se fosse vc experimentaria fazer qqr dia desses. São deliciosos, amiga!

Filipa, não deixe de fazer, querida!

Leila, as sugestões da Valentina são sempre inspiradoras ne!

Angela, obrigada pelas explicações e pelos elogios!

Mari, o toque do maracujá é o tchan deste bolinho com certeza, amiga!

Cris disse...

Sabe que friands estão na minha lista há tanto tempo... ficaram uma graça, preciso de mais horas no dia Akemi... para testar delícias assim na minha cozinha. Beijos e bom finde!

Valentina disse...

Amiga, ficaram show os teus. Olha, se sobrar gema podes fazer maionese caseira. bjocas e cadê o meu? fiquei com vontade pois como sabes sou fã de carteirinha.

Anônimo disse...

Amiga onde encontrou esses maracujás no Japão?? beijos

Akemi disse...

Anonimo, encontrei maracujas num mercado japones aqui perto de casa, em Fukuroi/Shizuoka-ken chamado U-store.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails