quarta-feira, maio 14, 2008

Olha quem está pecando também!


Semana passada recebi um mail de uma leitora muito querida e as fotos destas duas delícias anexas: queijadinhas especiais e cupcake de cenoura. As receitas foram retiradas daqui do blog, testadas e aprovadas pela Mamy-chan!
Na verdade, foram muito melhoradas e caprichadas do que as que eu preparei! Reparem nos detalhes da etiqueta da caixinha combinando com as forminhas, os coraçõezinhos na cobertura do bolinho... tudo uma fofurice só! Mamy-chan, eu só posso agradecer por todo seu carinho e amizade! ;-)

Inspirada pelas belas e apetitosas fotos, aproveitei que hoje fui dispensada mais cedo do serviço e bati este bolinho de banana postada pela Valentina a algumas semanas atrás. Bati o olho na receita e fui fisgada na hora, mesmo não tendo a tal farinha de espelta. Usei farinha de trigo mesmo e as amêndoas moídas me deixaram na mão pela metade e tive que completar com coco ralado, mas, no final, deu tudo certo e é muito gostoso como imaginava!



Bolo de banana com frangipane

Bolo:

100g de passas
75ml de rum escuro
175g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (usei margarina)
150g de açúcar
2 ovos médios
3 bananas amassadas
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Frangipane:

125g de amêndoas moídas
70g de manteiga sem sal amolecida
100g de açúcar
1 ovo médio
1 clara
lascas de amêndoas

Coloque as passas e o rum numa panelinha e leve ao fogo. Quando ferver, retire do fogo e deixe descansando por uma hora ou até que todo o rum seja absorvido.

Pré-aqueça o forno a 180oC.
Forre uma assadeira de 22cm com papel manteiga.
Peneire a farinha com o fermento, bicarbonato e o sal.

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo e claro. Coloque os ovos batidos em 2 ou 3 vezes, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha, as passas e as bananas. Peneire a farinha mais uma vez sobre este creme e misture tudo muito delicadamente. Despeje na assadeira, espalhe a massa com a ajuda de uma colher e leve ao forno por uns 30 a 40 minutos. Faça o teste do palito. Retire do forno mas mantenha o forno aceso. Deixe o bolo amornar uns 5 minutos enquanto prepara a frangipane.
Coloque todos os ingredientes no processador, menos as lascas de amêndoas e bata até que forme uma mistura pastosa. Deite este creme sobre o bolo e espalhe sobre a superfície tomando cuidado para não esfarelar o bolo. Espalhe as lascas por cima e leve de volta ao forno por mais 20 minutos ou até que fique douradinho.
Espere esfriar e sirva (mas pode comer quentinho como eu fiz! rss Só que ele esfarela mais na hora de cortar!).

27 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Essa receita também está na minha listinha, ainda não fiz porque na semana que ela postou eu tinha feito um outro.
Acho que o coco deve ter combinado bastante.
Parabéns pelas fãs.
Bjs!

Anônimo disse...

Que delicia Akemi!!! Por enquanto não posso fazer, mas assim que puder farei está receitinha.
Beijoooo

Ana disse...

Ahh, eu tbem coloquei essa receita na lista! Com banana e amendoas nao tem como ficar bom nao Akemi?!
Gostei da sua ideia de completar as amendoes com o coco ralado, deve ter ficado uma delicia!
Que bonitinho o seu garfinho demadeira!
Beijos!
Ana

Laurinha disse...

Akemi, este seu bolinho deve ter ficado especial! com coco, e amêndoas, nossa, que delícia!
Beijinhos,

Gourmandisebrasil disse...

Quantas idéia boas neste bolo!
bjo,
Nina.

Axly disse...

Yoooooooooo Akemi-sensei^^
Eu também já fiz isso, completar ou trocar amêndoa por coco, os dois são deliciosos mesmo^^
E essas queijadinhas e esse cupcake, que fofooooooo!!! Adoro coisinhas mimosas assim, pequeninas. Acho que é por que eu sou pequenina também, um mimo! Huahuahuahuahuahuahua...
Ah, faz dias que queria te perguntar, essas forminhas de papel pra assar, muffins, cupcake e etc são especiais? Ou qualquer uma assa?
É que eu não acho formas de metal por aqui.
Gomen por te encher^^
Kisss^^

Patricia Scarpin disse...

Pois acho que você contornou a situação bem demais, amiga - que lindo ficou, e amei a idéia de colocar coco ralado!

Silvia Arruda disse...

Os docinhos da Mamy-Chan ficaram fofinhos e seu bolo, lindão!!

Nereime disse...

Nossa esse bolo esta ficando famoso mesmo...preciso provar!!!
bjs

Andrea Dohashi disse...

Oi Akemi, tudo bem? moro aqui no Japão tbm e estava procurando por receitas de cupcake de cenoura, e o "Dr gooogle" rs me encaminhou até o seu blog, vi a foto e , ai ai me deu água na boca, rs, mas não estou encontrando a receita, já fuçei tudinho aqui e não encontrei, será que vc podia me passar? Add vc nos meus favoritos, pq adoro cozinhar e amei o seu blog.
Se vc puder me passar a receita, aqui está meu e-mail andrea_regina134@hotmail.com.
Agradeço a sua atenção.
beijos.

ameixa seca disse...

Que sorte... é muito bom ter amigos :-)
O bolo ficou com um aspecto fantástico!

Anônimo disse...

Olá xará ... =)
Eu acho o cupcake um bolinho muito bonito, mas nunca experimentei, acredita?
Quando vou às confeitarias sempre tem outra coisa que me chama mais a atenção, e como não tenho forminhas nunca fiz em casa...
Qq dia desses crio coragem e compro-as. hehe
Beijos e bom lanchinho! O bolo parece delicioso :D

Cris disse...

Akemi, que carinho especial de sua amiga-chan que fez e fotografou. Este bolinho é muito lindo... Bjs e bom finde! Estou colocando em dia a leitura... quanta coisa deliciosa e passeios lindos você tem feito...

Axly disse...

Oie, tem um presentinho pra ti lá na minha Cozinha tá^^
Kisss!

claudia disse...

Hummmm eu também quero 1 bolo destes!

Anônimo disse...

Passando para informar que este blog foi indexado no Deghust Blogs, um blog indexador para blogs gastronomicos.
http://deghustblogs.blogspot.com/

Valentina disse...

Clarice querida, que caprichosa a mamy-chan! Tudo muito caprichado.Ei, e você fez o bolo...bom,né?! Este bolo tem agradado.Abraço apertado amiga.saudades.

Eli disse...

Akemi querida, quanta saudades de ti?! Está tudo bem por aí?!

Que delicadeza esse bolinho!

Sandreane disse...

Oi Akemi,
Deixei um presentinho para você, lá no Tigela...
Dá uma passadinha por lá, ok?
Abraços!

Akemi disse...

Luciana, quando puder, faça sim este bolinho! É muito gostoso!

Fernanda, espero que possa fazer logo este bolo, porque é bom demais!

Ana, pelo visto este bolo está na listinha de todas e com razão! É muito bom mesmo!

Laurinha, receita recomendada pela Valentina é certeza de ser delicioso! Ficou ótimo, amiga!

Nina, quem não tem cão caça com gato, não é mesmo? rsss

Axly, não tenho certeza quanto às formas daí mas as de papel daqui vêm escrito se podem ir ou não ao forno e até que temperatura aguenta. Pode perguntar quanto quiser, amiga! ;-)

Patricia, sabe que gostei tanto da substituição que estou querendo fazer só de coco da próxima vez?

Silvia, ela é muito caprichosa mesmo! Obrigada pelas palavras gentis!

Nereime, é verdade e com razão!

Andrea, já vou mandar a receita!

Ameixa, ter entrado para a blogosfera só tem me trazido bons frutos!

Cris, minha xará, eu também fico perdida quando vou às confeitarias, quero comer tuuuuuuudo!!! rss

Cris, saudades, amiga!

Axly, já fui lá pegar porque adoro presente! :-D

claudia, não tem quem não resista, não é mesmo???

Silvio, muito obrigada pela lembrança! Vou já conferir seu cantinho!

Valentina, este bolo foi uma surpresa deliciosa! É booom demais! Obrigada por mais esta receita compartilhada conosco!

Eliana, saudades também, amiga!

Sandreane, já fui lá conferir! Muito obrigada!

Anônimo disse...

Ola, Sou Taís de SBCampo-SP gostaria de mandar-lhe essa receita que é deliciosa, para compartilhar com vc e seus amigos. É deliciosa! Até mais um abraço

Cinnamon roll

Fermentação:

25g de fermento biológico

1 colher (sopa) de açúcar refinado

¼ xícara (chá) de leite morno (60ml)

½ xícara (chá) de farinha de trigo (60g)

Massa:

½ xícara (chá) de açúcar refinado (90g)

¼ xícara (chá) de água filtrada e morna (60ml)

75g de manteiga extra sem sal, macia

100g de batatas cozidas e espremidas ainda quentes

1 ovo tipo jumbo (60g), ligeiramente batido

1 colher (sobremesa) de açúcar de baunilha

1 colher (café) rasa de canela em pó

1 colher (café) rasa de sal

350g de farinha de trigo (aproximadamente)

Modo de preparo:
Utilizando a tigela grande da batedeira dissolva o fermento com o açúcar. Junte o leite e a farinha de trigo (da fermentação) e bata até ficar liso. Deixe levedar por 15 minutos ou até que esteja bem crescido.
Em seguida, acrescente os demais ingredientes da massa à fermentação levedada e bata na batedeira, com batedores próprios para massa, até obter uma massa que se solte da tigela e esteja muito macia.
Deixe a massa obtida descansar até dobrar de volume. Empregue na montagem.

Pasta de canela:

30g de manteiga extra sem sal, bem macia

¼ xícara (chá) de açúcar mascavo (35g)

1 colher (sopa) de canela em pó

½ xícara (chá) de uvas passas pretas no rum, escorridas

Modo de preparo:
Em uma tigela pequena misture a manteiga, o açúcar e a canela até obter um creme. Empregue na montagem final como segue.

Montagem final:
Abra a massa em um retângulo de 40 x 30 cm sobre uma superfície levemente enfarinhada. Pincele toda a Pasta de Canela e salpique com as uvas passas.
Em seguida, enrole a massa em formato de um rocambole, corte o rolo em fatias de 2 ½ cm de largura e coloque em assadeiras forradas com papel manteiga, tomando o cuidado de deixar os cortes para cima. Ajeite as bordas com as mãos.
Deixe crescer novamente até dobrar de volume, pincele com ovo batido misturado a um fio de azeite e asse em forno pré-aquecido à 180ºc até dourar.
Deixe esfriar sobre uma grade e polvilhe com açúcar de confeiteiro ou fondant derretido.

Álvaro Rodrigues
www.alvarorodrigues.com.br

tudo disse...

Estou maravilhado com suas receitas: lindas, deliciosas e o melhor práticas (sem muitas frescuras). Virei fâ do Blog !

Parabéns!!!

Anônimo disse...

Oi Akemi!
Sou do Rio Grande do Sul e fiquei maravilhada com teu blog. Quanta coisa deliciosa! Já está entre os meus favoritos. Sempre o visitarei
Um abraço afetuoso

Anônimo disse...

Oi Akemi...Sou, Angela de Nagano-ken e é com muito prazer que escrevo esta! Faz uma semana que conheci seu blog, foi paixão a primeira vista e todo dia provo suas receitas. Já fiz cuca de mirtilos, bárbaro! Esfirra aberta, impossivel comer um só! Bolo de chá verde com limão, irresistivel, com o toque especial da cobertura de limão! Hoje fiz bolo de banana com frangipane, magnifico!..e amanhã, estou planejando fazer o pão de tomate com recheio, estou pensando colocar queijo. Akemi na receita do bolo de banana, esqueceste de escrever para adicionar os ovos no creme de açucar com manteiga. Gosto de cozinhar, mas sou incapaz, só consigo fazer algo olhando receitas alheias, inventar, não é o meu forte.
Faz um tempo afastei-me do trabalho por problemas de saúde provocado por estressse, ser dekasseki em certos ambiente tem que ser muito forte, pois tem pessoas que atravessa o oceano para nos molestar...desejo de coração o seu bem e a todos os seus! Este blog, foi um enviado de Deus para levantar meu astral, meu marido só elogios as suas receitas...Meu muito obrigada a voce e a esse maravilhoso blog...ficarei anciosa esperando novas receitas...Um grande abraco e bjs dessa nova fã

Akemi disse...

Taís, muito obrigada pela receita dos pãezinhos! Adoro cinnamon roll e vou testar essa em breve! Se é do Álvaro, só pode ser coisa boa!

Tudo, muito obrigada pelos elogios todos!

Amiga do RS, muito obrigada e venha sim visitar sempre!

Angela, nossa, que coisa boa ler esta mensagem que deixaste para mim! Fico muito feliz em saber que as receitas estão sendo bem recebidas em sua casa! Que coisa isso de parar de trabalhar por causa de algumas pessoas que só sabem cuidar da vida dos outros. Lamento muito mas espero que vc se recupere e nesse tempo, entre uma receitinha e outro, fortaleça seu espiríto porque infelizmente aqui encontramos muitos invejosos que só querem ver a desgraça alheia. Que Deus lhe dê muita força e tranquilidade para suportar essa fase, amiga! Volte sempre para contar o que achou das receitas! Ahhh, muito obrigada pelo toque dos ovos na receita! Já arrumei! Arigatou ne! Ja nee!!!
Beijos

Anônimo disse...

Oi Akemi,depois que conheci seu blog nw paro mais de cozinhar!rs Fiz o bolo de banana com frangipane!Muito gostoso,assim como todos o bolos que tenho feito do seu blog!JP

Anônimo disse...

Oi Akemi,depois que conheci seu blog nw paro mais de cozinhar!rs Fiz o bolo de banana com frangipane!Muito gostoso,assim como todos o bolos que tenho feito do seu blog!JP

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails