quinta-feira, abril 10, 2008

Geléia de morango


Os morangos estão escasseando cada vez mais nos mercados. Antes que dissessem adeus, resolvi fazer pela primeira vez uma geléia 100% caseira. Pesquisei aqui e ali na net e encontrei esta num site japonês. Adorei a cor, a textura leve mas com pedaços dos morangos e, é claro, seu sabor. Ficou doce na medida certa para mim além de ter um suave azedinho que me agradou bastante. Pode-se usar açúcar na proporção de 30 a 70% em relação ao peso dos morangos, vai depender dos morangos e de seu paladar. Abaixo vai a receita do jeito que fiz aqui em casa. Os morangos usei metade da variedade akihime e metade do benihoppe bem madurinhos e vermelhos. O açúcar pode ser tanto o comum, que parece meio úmido, como o guranyuto. Eu usei este último.

Geléia de morango

500g de morangos limpos
200g de açúcar
suco de um limão (ou meio se quiser menos azedinho)
10ml de brandy ou outra bebida (usei vodka)

Lave bem os morangos e enxugue um por um com papel toalha. Se forem grandes, pode cortar na metade. Coloque-os numa panela grossa esmaltada ou de vidro e polvilhe o açúcar sobre eles. Despeje o suco de limão e deixe descansando por 2 horas. Leve a panela ao fogo forte e quando ferver, baixe o fogo. Vá retirando a espuma branca que se formar na superfície. Quando formar bolhas grandes e o cozido estiver mais espesso, junte o brandy. A bebida serve para preservar a cor viva da geléia. À partir daí, deixe apurando até a consistência desejada. É bom não misturar a geléia com colher enquanto estiver cozinhando. Eu fiquei apenas virando a panela de vez enquando.

32 comentários:

laila radice disse...

huuu q maravilhosa...e com brandy...novidade aprovadissim! bjs

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Tenho feito muitas geléias, e estou adorando.
Esse toque do brandy foi demais!
Bjs

Marizé disse...

Demais essa geleia!
Tomarei nota da receita para quando os morangos aqui estiverem a 100% começaram a aparecer agora por isso vão-se tornar melhores.

Bjs

Ana disse...

Ai ta acabando a temporada e aqui vai comecar... obaaaa, nham nham!
Ana

Gourmandisebrasil disse...

O toque do brandy faz toda a diferença!
bjo,
Nina.

Cris disse...

Que delícia Akemi! Acho que até hoje só fiz geléia salgada, preciso me aventurar com as doces... heheh. Bjs!

Janna Joaninha disse...

que linda ficou sua geléia!

eu faço muitas geléias, mas nunca usei bebida... o sabor não aparece?

Laurinha disse...

Que geléia linda!!! :Hummmm, adoraria experimentar! Gosto demais de geléias...
Beijinhos,

winnie disse...

ficou tão bonita que até dá vontade de meter o dedo. lol

Axly disse...

Oie Akemi,que cor é essa dessa geléia, que coisa lindaaaaaaaaaaaaaaaa^^
Mas como eu disse no meu blog, morangos aqui, nem pra remédio.
Mas esses dias, mamãe e eu fizemos geléia de acerola, colhidinhas na hora no quintal de casa, e fica uma coisa muitoooo boa, ácida e doce ao menos tempo! Na medida...
Mas vou deixar essa receitinha guardada aqui, o primeiro morango que der bobeira, vira geléia!
Kisss^^

Anônimo disse...

Oi.
Adoro seu blog e as receitas.
Beijos

Migas disse...

Eu adoro geleias caseiras. Quem costuma fazer é a minha mãe. Eu sou melhor na segunda parte: comer! :o) De morangos é mesmo uma delícia. Aqui não tenho morangos por isso, só me resta olhar para as vossas receitas e babar. :o)

Beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Simplesmente maravilhosa...tudo a cor, a textura e sabor fico aqui imaginando.
Os morangos aqui ainda estão chegando, portanto é só esperar.
Bjs!

elisabete disse...

Olá Akemi,

iniciei meu blog após vários meses a pesquisar e a ler blogs de culinária, que me inspiraram a criar a minha cozinha virtual. Numa delas descobri o teu blog e vi a receita dos pães de abóbora e coco. Hoje resolvi experimentar, mas julgo k coloquei farinha a mais ou líquido da cozedura a menos porque a massa ficou um pouco presa.
Esta geleia deixa-nos com água na boca. Tem um aspecto delicioso!! Hmmm....

beijinhos

Jacke disse...

Aiiiii...mas esse blog eh uma tentação...rss
e pensar que o encontrei por causa de um simples antepasto de berinjela...
Enfim...Adorei!

Valentina disse...

Oi querida,to aqui mais organizadinha. ah, que gosto geléia caseira. Por aqui os morangos estão começando a aparecer. A época mesmo é junho, coincidindo com Wimbledon. Morango é o grande lance do verão inglês. Que panela que usastes?

Akemi disse...

Laila, a bebida me chamou a atenção também!

Dani, não é amiga?

Marizé, depois me conte!

Ana, ai que pena! Agora só ano que vem! Mas aproveite bastante a temporada por aí amiga!

Nina, é verdade!

Cris, e eu com as salgadas amiga!

Joaninha, não se sente nada, pode colocar sossegada!

Laurinha, somos duas querida!

Winnie, a vontade amiga!

Axly, vc me deixou aguada com essa geléia de acerola! Que delícia!

Ayumi, obrigada!

Migas, fico imaginado as geléias deliciosas que sua mãe deve preparar! Hummm!

Luciana, obrigada querida pelo carinho de sempre!

Beticris, que pena que o pão não tenha saído como deveria. Muito obrigada pela visita e sucesso com seu blog!

Jacke, obrigada pela visita! Volte sempre!

Val, usei da Le Cruset, amiga!

Simone Izumi disse...

dear ake: ontem fiz geleia de morangos e fiz como vc mandou: coloquei vodka e tudo ficou lindo e maravilhoso (fiz um link para o seu blog). Hoje no café da manhã, fiz crackers de margarina com geléia para a minha baby e aproveitando a luz da manhã, resolvi tirar as fotos para o blog. Agora, entrando novamente no seu post, vi que fui totalmente influenciada pela sua foto!!!Oh, nao...está muito igual!! ahhahahah....puxa vida,que plágio!
Ake, foi sem querer...(querendo, diria o meu subconsciente). Dá uma olhadinha lá e por favor, de bastante risadas!!!rs
bjs

SAIKO DELÍCIAS disse...

Olá Akemi!
Essa receita de geléia caseira se conservada em um vidro herméticamente fechado dura quanto tempo? Será que posso fazer com outras frutas também?
Bjos

dancewithyou disse...

Moça. Que beleza seu blog. Sentei na internet pra procurar uma receitinha de geléia e vejo esta. Resumo: Estou há 3 horas só fuçando suas receitas e links. Uma super computer-potato. Vou lá testar sua receita. beijo procê

Jessica disse...

Akemi, pequena duvida:

Nao precisa de pectina para a geleia de morango?

um abraço!

Akemi disse...

oi, Jessica! Eu não costumo colocar pectina na geléia de morango. Você consegue a textura que quiser de acordo com o tempo de apuração no fogo. Eu gosto dela mais molinha, tipo compota mesmo. Mas caso você queira durinha, pode colocar pectina. Bjss

Anônimo disse...

Olá!
Posso usar essa geléia de morango em trufas, bombom? Quanto tempo pode durar essa geléia?
Obrigada!

Akemi disse...

Vc pode até usar se for para consumo rápido e para família, mas se for para revender não aconselho porque não tem nenhum conservante e se deteriora muito rápido. Neste caso prefira os industrializados.

Akemi disse...

Na geladeira dura uns 5 dias a 1 semana se vc não "sujar" com colher ou faca com migalhas de pão, biscoitos, etc.

Anônimo disse...

This iѕ the right sіte for everуοne ωhο would like tо undеrstаnd this
toріc. You understand so much its almost tough to
argue with you (not that I really wоulԁ want tο…HaHa).
You сertаinly ρut а fгeѕh ѕρіn on a topic that's been discussed for many years. Great stuff, just excellent!

Also visit my web blog: v2 cigs review

Anônimo disse...

I am сuriouѕ tο find out what blog system уou're using? I'm hаving somе smаll secuгitу pгoblеms with my latest blog and I woulԁ like tо find something more riѕk-fгеe.
Dο you hаve any solutіons?

Look at my blοg; V2 Cigs Review
Also see my page > http://quercitron.w3bookmarks.com/technology/v2-cigs-critiques-by-the-prospects/

Anônimo disse...

Hi, I сheck yοur blogs on а regular basis.
Υour story-telling stylе іs wіtty,
keep doіng what yοu're doing!

Also visit my blog - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Hello, сonstantly i used to cheсk web site posts heгe early in thе daylight,
for the reason that і love to find оut
more and more.

mу site :: V2 Cigs Review
my site: V2 Cigs Review

Anônimo disse...

Sρot on wіth this wrіte-up, I honеstly
belіeνe this ѕite needs а great deаl
more attention. I'll probably be back again to read more, thanks for the info!

Here is my web blog ... similar web site
my web site: Silk N sensepil

Anônimo disse...

After exploring a handful of the аrticles on your blog,
I really apprеcіatе yοur teсhnique of wгiting a blog.

Ι saved it tо my bookmаrk
site list аnd ωill be checking back in thе near future.
Please check out my webѕite as well and let me know what you think.



Here is my webpage ... mig-12.com

Anônimo disse...

I ωas curious if you eveг considered changing the layout of your ѕite?
Its very well written; I love ωhat youve got tο say.

But maybe you сould a little more in the way of content sο peoplе coulԁ сonnect with it better.
Youνe got an awful lot of text for only having one
or two images. Μaybe you could space it out better?

My blog poѕt - Silkn Sensepil review

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails