sábado, setembro 30, 2006

Sopa de legumes e músculo



O verão demora tanto para chegar, mas para ir embora vai rapidinho. Mal entramos no outono e as noites já estão bem frescas, chegando a ser necessário usar um cobertor para dormir. Não que esteja reclamando, creio que entre as quatro estações, esta seja a melhor de todas. Durante o dia ainda temos um calor gostoso, o ar da manhã é tão fresco, o céu tão azul, os legumes e verduras ficam mais saborosos...
Legumes, verduras, hummmm! Isso me remete imediatamente a sopas! Adoro sopas: cremosas, caldos, misso shiru, mas não costumo preparar no calor. Espero a temperatura cair um pouco como a de agora para começar a fazer. Costumo usar peito de frango e vários legumes, mas desta vez usei músculo. Fazia tempo que não preparava com esta carne. A "culpada" foi a Miki que comentou em seu blog "Cabeça Gorda" sobre sopas com músculo.
Não tem uma receita exata, você pode usar a carne de sua preferência, ou não usar nenhuma, legumes que você gostar ou tiver à disposição na gaveta de sua geladeira. É uma ótima idéia para fazer uma "limpa" ao chegar na sexta e encontrar muitos legumes ainda na geladeira. Vai tudo pra panela!!!
Coloquei tantas coisas desta vez que nem foi necessário bater no liquidificador. Ao abrir a panela de pressão me deparei com um caldo bem grosso e saboroso. Caso fique meia ralinha e quiser engrossar, faça isso: espere esfriar um pouco e bata a sopa no liquidificador. Eu costumo deixar a carne de lado, só bato o caldo com os legumes. Se for peito de frango, eu desfio e devolvo à sopa. Depois volta tudo para panela e levo ao fogo para dar uma engrossada. Agora, se estiver beeeeeeeeem ralinha mesmo, coloque macarrãozinho no caldo e deixe cozinhar. Fica muito bom também!

Sopa de legumes e músculo

800g de músculo de boi cortado em pedaços de 2 a 3 cm
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola grande picadinha
5 tomates bem maduros ou como eu fiz desta vez 1/2 lata de tomates pelados congelados mais alguns tomates cerejas e 1 tomate
1/4 de abóbora kabocha sem casca e picada
2 batatas descascadas e picadas
1 cenoura grande picada
1/4 de repolho picado
1/4 de acelga picada
300g de mandioquinha fresca ou congelada (se usar a congelada, dê uma aferventada antes para tirar o gosto de congelador)
2 1/2 litros de água fervente
2 tabletes de caldo de legumes
cheiro verde picado

Aqueça uma frigideira com 2 colheres de azeite. Deixe esquentar bem em fogo forte e frite os pedaços de músculo. Deixe só até criar uma crosta dourada por fora. Reserve.
Aqueça o azeite restante na panela de pressão e refogue o alho e a cebola. Junte a carne e a água fervente. Junte os demais legumes, menos o cheiro verde. Tampe a panela e deixe pegar pressão. Depois que começar a chiar, conte uns 35 minutos. Abra e verifique se a carne já está macia. Se estiver tudo bem cozido, acerte o sal e sirva com cheiro verde picadinho. Gostamos de polvilhar queijo ralado também. O Luiz ainda gosta de colocar tabasco e alho seco em pó. Sirva acompanhado de torradas.

18 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

ah, essas sopas sao uma maravilha! eu faco muito no inverno. ja estou comecando tbm. beijao,

Karen disse...

Não faço muito sopa, apesar de adorar! Preciso mudar isso!

Akemi disse...

Fezoca, não tem coisa melhor para se aquecer ne?

Karen, o Osmyr não gosta de sopa? O Luiz gosta mas logo fica com fome de novo....rs

miki w. disse...

ai, akemi! q delícia, fiquei com água na boca! a ifigênia está pulando na minha barriga - rs!
acho o músculo tããão saboroso!
amanhã, acho q vou fazer um goulash com músculo! vc conhece esse prato? eu não conhecia (só pelas HQs do hagar - rs) e outro dia saiu no jornal a receita. é tãos simples q fiquei tentada a experimentar. fica muito saboroso, se tudo der certo, em breve postarei receita lá no CG!
bjs, miki!

Akemi disse...

Miki, fiquei curiosa agora com esse goulash! Vamos (sim, eu e minhas lombrigas! rsss)ficar aguardando sua postagem! Beijos!

miki w. disse...

hehehe, pode deixar!
pratos com músculo são muuuito saborosos. tb gosto de fazer boeuf bourguignon e care com ele!
ahhh, esqueci-me de comentar no post anterior, mas adorei ser a "culpada" pela sua deliciosa sopa!
bjs, ótima semana!
miki

Karen disse...

O Osmyr não gosta muito não... o chato!

Akemi disse...

Karen, acho que os homens gostam de pratos mais "pesados", tem que ter muita carne, senão não é comida! rsss

Unknown disse...

vou tentar fazer hj!
espero q fique bom, tô morrendo de fome...
=)

Unknown disse...

to vendo que os comentarios sao antigos, mas me amarrei na dica ai akemi... deu certinho.

a sopinha ficou show de bola.

valeu pela dica

Akemi disse...

Luiz Carlos, que bom que a sopinha ficou boa! Com o friozinho que tem feito estes dias nada melhor do que um prato de sopa bem fumegante com umas torradinhas! Abracos!

Amarilis disse...

Foi a melhor sopa que fiz na vida! Só recebi elogio, nem cachorro comeu(rsrsrs). Sério deu briga porque o pessoal aqui em casa queria mais.
Obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa!

Akemi disse...

Amarilis, que nome lindo menina! Com este friozinho que tem feito estes dias, esta sopinha cai muito bem mesmo!!! Gostosa e dá sutança tbm por causa do músculo!!! Obrigada pelo comentário!!! Abraços!

sergio disse...

a minha sopa tá no fogo nesse minuto, tá saindo um cheiro maravilhoso, daqui uns 20 minutos eu vou tirar pra dar uma olhada, e mais tarde posto se gostei.
acho que vai estar ótima.

Anônimo disse...

Luciano.
Meus legumes desmancharam todos, virou um caldo de não sei o que com os pedaços de músculo no fundo, kkkkk

Akemi disse...

Kuciano, mas é assim mesmo que tem que ficar! Se vc gosta com os legumes inteiros precisa colocá-los depois que a carne estiver macia.
Abraços!

Anônimo disse...

Adoro sopas, pode-se até dizer que uma das minhas grandes paixões é confeccionar sopas para a minha familia, se quiser aprender a fazer a sopa de salsa, veja a receita

no nosso site Receitas de cozinha.

Obrigado por partilhar a sua receita :)

Sopa de Salsa

http://chichef.com/sopa-salsa/

Unknown disse...

Sopas são uma delicia mesmo. As de legumes são minhas preferidas pela variedade de possiblidades. Veja algumas outras receitas nesta página.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails