domingo, julho 30, 2006

Refogado de nigauri



Devido ao serviço, sofro de dores nos músculos dos ombros e pescoço. Praticamente fico olhando para baixo o dia todo e somente as mãos se movimentam. Tem horas que não sinto meu corpo de tão contraído que fica... ossos do ofício!
Por causa deste problema venho frequentando uma clínica de acupuntura faz alguns meses. A médica é muito gentil com suas agulhas, você quase não as sente. Saio de lá aliviada, leve e relaxada. Além disso, ela me dá muitas dicas de pratos japoneses. Esta é uma delas. O refogado não tem nada de diferente dos outros, mas quis colocar aqui para explicar como tirar um pouco do amargo do nigauri.
Nesta última vez, ela me deu alguns nigauris de sua horta. Nem preciso dizer que por terem sido colhidos no dia, seu sabor nem se compara com os comprados nos mercados. Quando você for comprá-los prefira os mais claros, são menos amargos e mais crocantes.

Refogado de nigauri

1 nigauri médio
3 fatias de bacon (usei presunto cru)
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 dente de alho picado
sal e pimenta do reino à gosto

Lave bem o nigauri e corte ao meio no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma colher, tire as sementes e a parte branca que se parece com algodão. Corte em fatias nem finas nem muito grossas, cerca de 1/2cm. Coloque numa tigela e salpique cerca de 1 colher (chá) de sal. Misture com a mão e deixe por uns 5 a 10 minutos. Lave e deixe escorrendo. Coloque uns 600ml de água para ferver. Quando abrir fervura, jogue o nigauri e deixe por 5 segundos. Escorra e lave com bastante água fria. Deixe escorrendo.
Refogue o alho no azeite numa frigideira em fogo forte. Junte o bacon picadinho. Deixe fritando por alguns instantes. Junte o nigauri e tempere com sal e pimenta. Cuidado porque o bacon já é salgado. Mexa bem para envolver bem o nigauri com o azeite e tempero. Deixe refogando por 1 ou 2 minutos e coloque no prato de servir.


Nigauris que ganhei da acupunturista.

17 comentários:

Karen disse...

Preciso juntar coragem para comer nigauri!
Agora fiquei interessada na acunpuntura, rs, quanto tempo dura o efeito relaxante?

Akemi disse...

Karen, faço hari aos sábados e até terça ou quarta estou bem, chegando quinta ou sexta já está tudo duro de novo! rsss

Valentina disse...

Clarice, o que é nigauri?

Akemi disse...

Nigauri é um tipo de pepino muito amargo, usado em alguns pratos japoneses. Em inglês é conhecido como bitermellon. No Brasil é encontrado nas bancas de feira de descendentes japoneses. Pelo seu sabor, o nigauri não tem muitos fãs...rs

Valentina disse...

Clarice amiga, desculpe usar este espaco mas estou no trabalho e so tenho teu email em casa. SEra que posso triturar cha verde para conseguir matcha?

Akemi disse...

Valentina, já tentei fazer isso em casa e não fica igual. O matcha tem uma coloração bem verde abacate, muito bonita. Ontem vi na TV que eles moem o chá numa pedra, para ficar um pó bem fininho. Geralmente o matcha é encontrado onde vende chá verde, vem em pacotinhos bem pequenos ou senão em latinhas.

Be disse...

Não conhecia nigauri.Sabe parecido com que. è que esta receita tem um aspecto

Eli disse...

Eu sempre via nas feiras aqui em São Paulo, e também no supermercados, mas não tinha idéia de como preparar. Vou tentar essa receita, para experimentar.

Akemi disse...

Anabela, será que tem nigauri em Portugal?

Eliana, se você gosta de alimentos amargos como jiló, vai gostar de nigauri tbm! Pelo menos, eu espero ne? ;)

Moni disse...

Oi!!!Eh a primeira vez que passo por aqui e adorei seu blog,pois adoro nigauri sempre quis aprender a fazer com ele coisas diferentes,adorei a receita,bjos

Anônimo disse...

OI Akemi,

Sou fa das suas receitas e adoro navegar no seu blog para ver as delicias que voce publica e aos poucos quero testa-las.

Uma vez vi uma receita que voce aproveita o miolo do nigauri pra fazer uma especie de panqueca? nao sei ao certo. estou tentando achar na sua pagina mas nao encontro, voce sabe como faco para encontrar a receita?

tenho uma receita de salada de nigauri que eu gosto muito e gostaria de compartilhar com voce.

voce corta os nigauri ao meio, retira o miolo e corta com aquele cortador de batatas chips. passo na agua fria e aperto com as maos para retirar o excesso da agua. coloco em uma saladeira e corto cenouras em palitinhos em fininhos e cebola bem fininha. tempero com vinagre, sal e oleo de canola, fica uma delicia pra acompanhar churrasco!!
beijos!!!

Akemi disse...

Anônima, obrigada pela dica da salada de nigauri! Experimentamos lá em Okinawa mas acho que não deixaram de molho como vc faz e estava tão amargo, mas tão amargo que foi impossível comer o que peguei para experimentar! rsss
Essa receita com o miolo do migauri está no meu blog de receitas japonesas:
http://cozinhajaponesa.com.br/receita-de-picata-de-miolo-de-nigauri/101762/

Abraços e bom domingo!

Unknown disse...

Olá pessoal, uma amiga minha do Mato Grosso(lá conhecem como melão de São Caetano) disse que é otimo para a dengue,estou com dengue e preciso de um endereço certo aqui em São Paulo que venda.Alguém tem um endereço?? Obrigada

Marluz disse...

Pessoal na verdade o macha é a filha broto que é colhida .. Por isso o sabor mais suave ..

Anônimo disse...

Ganhei uns de minha amiga ,vou fazer gostei das receitas

Myriam e Ruben disse...

Adoro jiló, se for parecido vou gostar muito, Ademir vou fazer como você ensinou, o jiló faço até com a casca partido ao meio, refugo c alho e sal e deu, como de babar.

Myriam e Ruben disse...

Não é Ademir o corretor é o culpado, quis dizer Akemi.....

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails